quinta-feira, dezembro 27, 2007

Agronomia – 45 Académica/Unicer – 11

ACADÉMICA DESFALCADA EQUILIBRA NO SEGUNDO TEMPO

Na deslocação da Académica ao reduto do actual campeão e líder invicto da prova, os “estudantes, alinhando com quatro elementos da sua equipa júnior, não conseguiram entrar bem no jogo e aos 25 minutos já perdiam por 26-0. Com o resultado em 38-6, ao intervalo, temia-se o pior dada a diferença de valores individuais e o facto de Agronomia fazer alinhar vários jogadores profissionais. No período complementar, corrigidos os erros defensivos, bem como a estratégia de conquista no alinhamento, e apesar de jogar com o vento desfavorável, a Académica tomou conta do jogo e impôs-se nos avançados. Marcou o seu ensaio aos 49 minutos por Gonçalo Almeida na sequência de ataque planeado e acabaria por sofrer apenas mais um ensaio de contra ataque. Ficou mais uma vez provado a necessidade da Académica reforçar-se de um jogador habilitado e com rotina nos chamados “lugares chave”para tornar a equipa mais competitiva ao nível atacante. Considerado o exigente nível competitivo do actual campeonato vai ser difícil para os pretos jogarem de igual para igual com as restantes equipas que este ano se prepararam com a aquisição de jogadores estrangeiros de grande qualidade.

À quinta jornada começam a definir-se as posições na tabela classificativa, sendo possível prever luta renhida quanto ao apuramento das quatro equipas que disputarão o título, bem como no lugar de despromoção. Jornada marcada pela vitória do Belenenses a impor a primeira derrota ao Benfica (20 – 10) no Restelo. As cinco equipas de Lisboa perfilam-se, para já, como principais candidatas. Sendo certo que estes candidatos quando jogam desfalcados dos seus principais elementos também perdem pontos, mesmo com os últimos, foi o que aconteceu com o surpreendente empate imposto pelo Cascais, perante um Direito sem jogadores chave como o seu capitão Vasco Uva. Igualmente surpreendente a expressiva vitória do CDUL ao CDUP no Porto (9 – 41).

Com arbitragem de Tiago Silva, as equipas alinharam e marcaram:

Agronomia - Gustavo Duarte (Julião), António Duarte, Óscar Sanchez, Schnidt, Conrad Stickling (5+5), Diogo Coelho, Filipe Saldanha (5), Francisco Mira, Joseph Gardner (5+5+2+2+2+2+2). Francisco Cabral (Manuel Teixeira), Rodrigo Sacadura, Jacques Le Roux (5+5), Cohen Kadosh, Luís Pissarra e Michael Lubbe. Treinador: José Mendes e Conrad Stickling.

Académica/Unicer: João Cardoso, Luís Sequeira, Pedro Santos (João Costa), Cláudio Lima, Diogo Pinheiro, Ricardo Benedito (Diogo Nunes), Rui Pedro (Abílio Barata), Vasco Couceiro (Eduardo Correia), Gonçalo Batista (5), Rui Rodrigues, Diogo Morais, Eurico Vicente, Ricardo Dias (João Boni), Eduardo Salgado (Frederico Dias) e Francisco Serra (3+3) (Tomaz). Treinador: Sérgio Franco e Luís Sequeira.

Resultados da Jornada
Belenenses 20 Benfica 10
Cascais 10 Direito 10
Agronomia 45 Académica 11
CDUP 9 CDUL 41

Classificação P
1º Agronomia 22
2º Benfica 17
3º Direito 15
4º CDUL 14
5º Belenenses 10
6º CDUP 7
7º Académica 4
8º Cascais 3

terça-feira, dezembro 18, 2007

Académica – 25 Cascais – 23

ACADÈMICA REGRESSA ÀS VITÓRIAS NA DIVISÃO DE HONRA
Desde os momentos iniciais a Académica demonstrou ambição e vontade de vencer um difícil adversário que fez alinhar cinco jogadores vindos do hemisfério sul. Logo na primeira acção de jogo Ricardo Dias poderia ter feito o primeiro ensaio dos “estudantes”, seria o outro ponta, Sérgio Franco, a inaugurar o marcador aos três minutos de jogo na sequência de contra ataque. Francisco Serra converteu e ampliou a vantagem para 10-0 aos 12 minutos. Até aqui tudo parecia fácil para a equipa da casa, os ataques sucediam-se em boa cadência em direcção à área de validação do Cascais e esperava-se que a qualquer momento a vantagem fosse ampliada. Aos 18 minutos o Cascais reduz para 10-3 e aos 22, 27 e 36, na sequência da pressão ofensiva que vinha exercendo, a Académica amplia a vantagem com um pontapé de ressalto de Gonçalo Neto e duas penalidades de Francisco Serra. Aos 40 minutos, quando tudo parecia indicar que a Académica iria consolidar a vantagem, o Cascais faz ensaio de campo a campo numa combinação a partir de formação ordenada e ataque pelo lado fechado. 19-10 ao intervalo deixava tudo em aberto. Assistiu-se a uma segunda parte emotiva e com o Cascais a assumir o domínio do jogo em largos períodos. Este domínio viria a traduzir-se na marcação de mais dois ensaios para a equipa da “Linha” que passaria para o comando do resultado aos 71 minutos (22-23). Os últimos minutos foram dos “estudantes” que demonstraram grande desconcentração tomando por duas ocasiões decisões erradas ao marcar faltas rápidas em posição muito favorável para chutar aos postes e assegurar desde logo a vitória. Seria Francisco Serra na última acção do jogo a converter um pontapé impossível e a dar a vitória merecida à sua equipa. O defesa da Académica mostrou mais uma vez extraordinária capacidade de concretização, sendo seguramente um dos melhores chutadores a actuar no campeonato português.
Com arbitragem de Carlos Oliveira, as equipas alinharam e marcaram:
AAC: João Cardoso, João Costa, Pedro Santos, (Tiago Coelho), Cláudio Lima, (Diogo Pinheiro) Ricardo Benedito, Hugo Gomes, Rui Pedro, Vasco Couceiro, Leandro Fonseca (Gonçalo Batista), Gonçalo Neto (3), Rui Rodrigues, (Paulo Bandeira), Eurico Vicente, Ricardo Dias, Sérgio Franco (5) e Francisco Serra (3+3+3+3+3+2). Treinador: Sérgio Franco e Luís Sequeira. Cascais: Pedro Fonseca, (Renato Vieira), Miguel Pereira, Hamish Haika(5), João Simões, Simon Atkins, Rui Brilhante, Paulo Murinello, Rukuwai Waata(5), António Pinto, Raul Jordan (3+3+2), João Krug, Vasco Dorey, Toutai Telefoni, Diogo Ennes e Nuno Garvão. Treinador: Crais Ferris.

Resultados da Jornada
Benfica 13 CDUP 8
Direito 16 Belenenses 13
AAC 25 Cascais 23
CDUL 9 Agronomia 16
Classificação P
1º Agronomia 17
2º Benfica 17
3º Direito 13
4º CDUL 9
5º CDUP 7
6º Belenense 6
7º AAC 4
8º Cascais 1

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Académica x Cascais 15:00 EUC

Convocados
João Cardoso
Tiago Coelho
Pedro Santos
Diogo Pinheiro
Vasco Couceiro
Hugo Gomes
Ricardo Benedito
Rui Pedro Abreu
José Gomes
Diogo Nuno
Francisco Serra
Cláudio Lima
Leandro Fonseca
Gonçalo Almeida
Eurico Vicente
Sérgio Franco
João Costa
Ricardo Dias
Gonçalo Neto
Rui Rodrigues
Paulo Bandeira
Diogo Morais

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Convocatória Belenenses x Académica

João Cardoso
Tiago Coelho
Hugo Rodolfo
Diogo Pinheiro
Vasco Couceiro
Hugo Gomes
Ricardo Benedito
Rui Pedro Abreu
José Gomes
Diogo Nuno
João Paulo
Abílio Barata
Leandro Fonseca
Gonçalo Almeida
Eurico Vicente
Sérgio Franco
Ricardo Dias
Gonçalo Neto
João Bento
Paulo Bandeira
Diogo Morais
João Costa