segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Rugby da Académica invencível

Belas 3 – Académica – 51

Jogaram-se no passado fim de semana as partidas em atraso referentes à 11ª jornada do Nacional da 1ª Divisão, com o destaque a ir para o “quinze” da Académica, a única equipa a contar por vitórias os doze jogos realizados. A vitória na deslocação ao campo do Belas (3-51, com 0-39 ao intervalo), não deixa dúvidas com os “estudantes” a baterem de forma clara e inequívoca o seu adversário marcando sete ensaios sem resposta. A falta de competitividade nesta primeira fase do nacional da 1ª Divisão tem sido evidente com os de Coimbra a conseguirem impor-se de forma clara a todos os seus adversários. Apesar de fazer alinhar vários jogadores com poucos jogos esta temporada e da indisponibilidade por lesão, ou por motivos particulares, de muitos titulares os “pretos” deram mais uma vez uma resposta positiva dominando completamente a aguerrida formação de Belas. A Académica já utilizou 39 jogadores mudando em todos os jogos o “quinze” inicial e mantendo o mesmo nível competitivo. O CRAV também não teve dificuldades em bater o Caldas por 40 -0 enquanto o Évora venceu o Vilamoura por 32 – 12. A duas jornadas do fim da fase de apuramento já é certo que a Académica receberá o Rugby Clube da Lousã numa das meias finais enquanto o Évora jogará com o CRAV a outra meia final, em casa ou no Minho, dependendo ainda dos resultados das duas derradeiras jornadas.
No jogo de Belas a Académica aos vinte e oito minutos já tinha marcado quatro ensaios, alcançado assim o principal objectivo deste encontro. No período complementar os “pretos” abrandaram claramente o ritmo e a qualidade de jogo não teve nada a ver com o conseguido no primeiro tempo. A excelente organização defensiva da Académica continua a ser uma das suas principais armas e mais uma vez a sua área de validação ficou inviolável. Os conimbricenses sofreram apenas 67 pontos no conjunto dos jogos já disputados enquanto o Évora, segundo classificado, já sofreu 204. O ataque dos de Coimbra é também de longe o mais eficaz (542 pontos marcados contra 406 do seu mais directo opositor). Será no próximo fim de semana, em Évora, que a Académica terá de comprovar a hegemonia que tem mantido ao longo da prova numa partida com um dos adversários que poderá voltar a encontrar na decisiva final.
Com arbitragem de João Neto, de Lisboa, as equipas alinharam e marcaram: Belas: João Júnior, Pedro Lopes, Luís Tomás, André Duarte, Ricardo Fernandes, Carlos Gomes, João Mossolo, Eurico Pereira, Ricardo Vieira, Pedro Vital (5), João Manteigas, José Monteiro, Paulo Esteves (Pedro Tomás), Eduardo Pereira, Luís Pimenta, Treinador: Júlio Silva e Tiago Ataíde. Académica: Rui Cordeiro (5), Luís Sequeira (Pedro Santos), João Cardoso, Castelo Branco, Eduardo Correia, Diogo Pinheiro, Vasco Couceiro, (Tiago Castanheira (5), Leandro Lucero, Leandro Fonseca, João Nuno, Gonçalo Neto, Rui Rodrigues (5), Ricardo Dias (5), Alexandre Oliveira (5+5) e Francisco Serra (3+3+2+2+2+2+2). Treinador – Sérgio Franco e Luís Sequeira.
Na Académica destacaram-se Alexandre Oliveira, com dois ensaios, o estreante Tiago Castanheira regressado de uma longa lesão e que parece totalmente recuperado e o centro Rui Rodrigues. Três jovens de 19 anos com um futuro seguram na equipa de Coimbra. No Belas os internacionais sub 20 João Júnior, Carlos Gomes e Eurico Pereira foram os mais esclarecidos.

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Afinal são uns meninos


segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Académica prossegue invicta e é cada vez mais primeiro

Vilamoura – 14 Académica – 31

A Académica manteve a invencibilidade no Nacional da I Divisão, ao derrotar no Algarve o Vilamoura por 14-31, num jogo bem disputado em que a equipa da casa lutou muito e mostrou uma atitude competitiva completamente diferente do jogo da primeira volta disputado em Coimbra.
À décima segunda jornada do Nacional da 1ª Divisão os “pretos” dilatam a vantagem sobre o segundo classificado somando agora mais dez pontos que o Évora quando faltam realizar três jogos para o termo da fase regular da prova. Enquanto os “estudantes” têm praticamente assegurada a primeira posição o Évora vê ameaçado o segundo lugar depois da derrota com o CRAV no Minho por expressivos 35-12. Lousã cumpriu ao bater a UTAD por 34-10 e espreita ainda a terceira posição que lhe permitirá fugir ao confronto com os conimbricenses numa das meias-finais.
O Vilamoura deu boa réplica na recepção à Académica particularmente na primeira parte em que conseguiu impor uma igualdade a cinco pontos. No período complementar a equipa de Coimbra, apesar de jogar contra o vento, marcou mais quatro ensaios, três transformados, contra três penalidades convertidas pelos algarvios. De assinalar a forma aguerrida da equipa da casa contrastando com alguma apatia dos “pretos” que esperariam por certo mais facilidades. A arbitragem tendenciosa e proteccionista do inglês Paul Cauterel conseguiu enervar os jogadores de Coimbra que viram dois jogadores expulsos temporariamente aparentemente sem motivo. Faltas sucessivas contra não podem ser motivo para uma equipa perder a cabeça e a capacidade de concentração.
Quando acelerava e encadeava o jogo a Académica criava dificuldades à defesa da casa. Efectivamente os “estudantes” foram sempre superiores. Ganharam com grande evidência a luta nos avançados, quer nas situações estáticas de conquista da bola quer nas fases dinâmicas do jogo e as linhas atrasadas conseguiram perfurar inúmeras vezes com sucesso a defesa, mostrando um jogo mais rápido e mais evoluído que o seu adversário.Com arbitragem de Paul Cauterel, de Vilamoura, as equipas alinharam e marcaram: Vilamoura XV: Taras Kusna, Eduard Cooper, Marcelo Farinha, Patrik Roner, Jasen Arnold, Paulo Rodrigues, Edson Serra, Andrei Caburgan, Chris Imply, António Tomaz (André Gambôa), Lauro Brito (5), Gabriel Asafiei, Vitali Slebrina, Veaselav Gregoriev e António Costa (3+3+3). Treinador: Jansen Arnold. Académica: Pedro Santos, Luís Sequeira, João Cardoso, Castelo Branco (Eduardo Correia (5), Diogo Pinheiro, Ricardo Benedito, João Paulo (José Gomes), Vasco Couceiro (Leandro Lucero), Leandro Fonseca (Gonçalo Almeida), Gonçalo Neto (5), Paulo Bandeira (Nuno Sequeira), Eurico Vicente (Bruno Barroso), Rui Rodrigues (5) (Alexandre Oliveira), Francisco Serra (5+5+2+2+2) e João Monteiro. Treinador – Sérgio Franco e Luís Sequeira.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

CONVOCATÓRIA - Vilamoura XV vs A. Académica de Coimbra

José Gomes
Nuno Carvalho
Eduardo Correia
Vasco Couceiro
Carlos Castelo Branco
Luís Sequeira
Paulo Bandeira
Tiago Coelho
Gonçalo Almeida
Diogo Pinheiro
Bruno Barroso
Leandro Fonseca
Francisco Serra
Eurico Vicente
João Ataíde
João Paulo
Leandro Lucero
João Monteiro
Gonçalo Neto
Pedro Santos
Rui Rodrigues
João Cardoso
Bruno Pinto
Ricardo Benedito
Alexandre Oliveira
Alexandre Garcia

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Académica vence “derbi”


Campeonato Nacional da 1ª Divisão
Lousã – 3 Académica – 30


Num confronto de velhas rivalidades, com a bancada do Santa Rita praticamente cheia, a Académica repetiu a vitória do jogo da primeira volta, alcançando a décima vitória consecutiva e cumprindo o principal objectivo para este jogo ao marcar os quatro ensaios que lhe permitem amealhar cinco pontos na tabela classificativa. Jogo bem disputado com alguns momentos de bom rugby e os dois “quinzes” a demonstrarem excelente postura e correcção contrariando a polémica criada à volta do encontro. Após os confrontos desta ronda começa a desenhar-se o grupo de quatro equipas que disputarão o título. Tudo indica que o campeão sairá do confronto entre Académica, Évora, Lousã e Arcos de Valdevez. A fase final disputa-se apenas em dois jogos com o primeiro classificado a receber em casa o quarto nas meias-finais e o segundo a receber o terceiro. A final realizar-se-á no Estádio Nacional no último fim-de-semana de Março. Não foi fácil para os “estudantes” o jogo do passado Domingo com a Lousã a instalar-se no meio campo da Académica durante largos períodos. Este domínio territorial dos locais seria quebrado aos sete minutos de jogo após uma recuperação de bola por João Paulo que permitiu a Sérgio Franco marcar o primeiro ensaio do encontro numa acção individual e após corrida de mais de oitenta metros. O ponta da Académica voltaria a furar a defesa da Lousã, aos 35 minutos, na sequência de uma movimentação das linhas atrasadas, facultando o ensaio a Gonçalo Neto. Ricardo Dias e João Monteiro marcariam no segundo tempo os outros dois ensaios dos “pretos” após bons movimentos colectivos. As duas equipas equilibraram-se nas fases de conquista ganhando as suas bolas mas a Académica concretizou as suas oportunidades mostrando grande eficácia na finalização. Sem grandes alternativas no banco, e após a lesão do seu médio de abertura Ricardo Santos, as aspirações dos lousanenses num resultado positivo ficaram mais difícil de alcançar. Com arbitragem de bom nível de Pedro Murinelo, de Lisboa, as equipas alinharam e marcaram: Rugby Clube da Lousã: Vladislav Seletch, João Costa, Lyle, Fernando Cassy, Ricardo Ferreira, Gonçalo Marques, Diogo Marques, (Miguel Lope), Miguel Serra, Ricardo Rodrigues, Ricardo Santos (Rui Carvalho), Daniel Redondo, Gonçalo Redondo, Vasco, Ricardo Redondo (3), Carlos Rodrigues. Treinador: Dias Santos e Miguel Serra. Académica: Bruno Marques, Luís Sequeira, João Cardoso, Hugo Gomes, Ricardo Benedito, João Paulo (Diogo Pinheiro), Ricardo Dias (5) (Cláudio Lima), Vasco Couceiro (Leandro Lucero), Leandro Fonseca (Gonçalo Almeida), João Nuno, Gonçalo Neto (5) (Rui Rodrigues), Paulo Bandeira (Bruno Pinto), Sérgio Franco (5), Francisco Serra (3+3+2+2) (Nuno Carvalho) e João Monteiro (5). Treinador – Sérgio Franco e Luís Sequeira. Na Académica destacaram-se Sérgio Franco, o homem do jogo, o capitão Luís Sequeira e João Paulo e na Lousã Diogo Marques, Miguel Serra e Ricardo Redondo.

Resultados da jornada:
Lousã – 3 AAC – 30
CRAV – 73 Caldas – 0
Belas – 18 Vilamoura – 17
UTAD – 7 Évora – 27

Entretanto os Juniores venceram em Coimbra o Direito mantendo-se na corrida do título.